Jilo: información y cultivo

Tema en 'Varias especies de hortalizas y otros cultivos' comenzado por amigogringo, 4/5/08.

  1. Hola, algiuen ha criecen el Jilo? Lo te gustou?

    Un amigo Brasileiro me da los semillos, y yo he sembrado los. Vamos ver se la familia van gustar, yo pienso que los son como berengera ......
     
  2. -------.-

    -------.-

    Mensajes:
    3.047
    Re: Jilo

    Holas :happy:

    Posí que parece un berenjeno :smile:

    https://img113.***/img113/5230/jilo1zl8.jpg
     
  3. Re: Jilo

    Ah, si, "berenjeno".

    Y yo deberia he perguntado: "ha criado", no?
     
  4. -------.-

    -------.-

    Mensajes:
    3.047
    Re: Jilo

    Holas :happy:

    Amigogrinjo, que te he hecho una broma :smile: pa no liarte, te digo que aquí en España no se llama berenjeno sino berenjena. Es muy rica ñam-ñam 5zfewm.gif sobre todo en tortilla o en pisto. Pisto, te explico :smile: plato español elaborado con las hortalizas típicas de verano: pimiento verde, cebolla, tomate muy maduro, algunos le ponen calabacín y, algo básico para mí, unos buenos tacos de berenjena, todo con un par de huevos añadidos, está 5zfewm.gif

    https://img141.***/img141/3658/pistomanchegocs8.jpg

    Bueno, a parte del tema gastronómico, decirte que he cultivado berenjenas varios años y son de las plantas que menos problemas y más producción dan. Es plantarlas, ponerles un tutor y a recoger frutos.
     
  5. Re: Jilo

    Gracias pelo me pones eso foto del plato classico, perece muy delicioso!

    Pues, yo creo que el jilo es en la familia mesma como berengera, pero bastante diferente.......
     
  6. -...

    -...

    Mensajes:
    1.468
    Re: Jilo

    Oye didi que ese pisto tiene pintas de estar casi tan bueno como tú. Mándame la receta. Eso sí como para tontos por que a mi me sacan de la cocina de autor y es :beso: :beso: que me pierdo
     
  7. Gauchito1531

    Gauchito1531 Vagamundo

    Mensajes:
    1.239
    Ubicación:
    Montevideo, URUGUAY
    Re: Jilo

    For amigogringo::razz:

    Jiló (Solanum gilo) is in the Solanaceae family and resembles eggplant in growth habit. It turns orange-red when ripe. This plant is originally from Africa and was brought to Brazil with the slave trade. It is still grown in Africa where it is known as "garden eggs".
    The official language of Brazil is Portuguese; however, other Portuguese-speaking peoples, such as people from the Azores, Madeira, Portugal, or Cape Verde, do not use jiló.
    Production
    Grow jiló just as you would eggplant. The fruit is usually harvested immature, before turning orange or red. The fruit becomes more bitter as it matures.

    :icon_cool:

    jiló can be cooked the way you would prepare a zucchini. A lot of people will find jiló way too bitter for their taste buds..."amarga que nem jiló" (as bitter as jiló) is a common expression used to signify that life isn't very palatable, at least at the moment...I know of one person who can make it quite edible: dona Gertrudes, owner of the popular Bar Rebouças in the Jardim Botânico section of Rio.
     
  8. Gauchito1531

    Gauchito1531 Vagamundo

    Mensajes:
    1.239
    Ubicación:
    Montevideo, URUGUAY
    Re: Jilo

    JILÓ - ALIMENTO PARA AVES

    Vejamos um breve histórico sobre a origem do jiló.

    O jiló (Solanum gilo Raddi) tem sua provável origem no continente africano, sendo muito cultivado no Brasil. Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. O Jiló é rico em Vitamina A, B, C, Cálcio, Fósforo, Ferro além de ser uma razoável fonte de carboidratos e proteínas.

    Veja alguns tipos de jiló:



    Para fazermos uma boa análise sobre o assunto, perguntei a vários criadores sobre o jiló, e muitos me informaram que não oferecem o jiló a seus pássaros. Porém outros informaram que ofereciam periodicamente o jiló, ou seja 50% dos criadores que perguntei oferecem jiló e outros 50% não oferecem. Mas a pergunta que não quer calar é:

    Podemos oferecer o jiló aos pássaros sem qualquer restrição?

    Vejamos os seguintes aspectos.

    Como vimos o jiló é rico em vitaminas A, B, C, Ferro, Cálcio, Fósforo contém quantidades razoáveis de carboidratos e proteínas. Porém temos que nos atentar ao detalhe do cultivo do produto. Muitos dos agricultores que cultivam esse legume utilizam fertilizantes e inseticidas muitas vezes em alta quantidade, para proteger o produto de pragas e assim aumentar a resistência do produto.

    Existem agricultores que cultivam o jiló de forma orgânica ou natural, sem uso de inseticidas ou fertilizante, obtendo um produto totalmente natural. Porém a produção desse tipo de jiló é certamente menor e mais difícil de se encontrar no mercado.

    O criador deve analisar a procedência do produto; saber a procedência é a chave para saber se é bom ou não oferecer o jiló a seu pássaro.

    Os criadores que não oferecem jiló a seus pássaros, afirmam que as aves gostam muito do jiló, porém acabam deixando de comer as rações e sementes necessárias e com maior teor de vitaminas e proteínas, para se fartarem das poucas vitaminas contidas no jiló, sendo assim deixando de comer o que proporciona maior saúde. Outro fato interessante que os criadores dizem, é que o pássaro fica de maneira viciado no jiló, não querendo assim comer outros tipos de alimentos.

    Os criadores que oferecem o jiló a seus pássaros, afirmam não ter nenhum problema com suas aves, oferecem o jiló periodicamente sem nenhuma restrição, e afirmam que seus pássaros estão saudáveis e sem nenhum problema de saúde.

    Se 50% dos criadores dizem que o jiló não é bom e outros 50% dizem que é bom, em quem acreditar?

    A resposta é simples, temos que avaliar as seguintes características:

    Procedência do produto
    Freqüência e quantidade oferecidas
    Estado físico do produto
    A procedência do produto: Verifique sempre a procedência do jiló, verifique se o jiló foi cultivado com algum tipo de inseticida ou fertilizante nocivo à saúde, lembre-se que o pássaro é uma ave de pequeno porte, sendo assim se o produto possuir a presença desse tipo de defensivo, mesmo oferecido em pouca quantidade pode fazer mal, levando até ao óbito do pássaro.

    A Freqüência e a quantidade oferecidas: Saber dosar a quantidade oferecida é a chave para não ocasionar problemas de saúde ao pássaro, nunca oferecer o jiló diariamente, pois a ave pode ficar viciada e assim deixar de comer outros alimentos importantes para a saúde dela. A freqüência deve ser a mínima possível 1 ou 2 vezes por semana e em quantidades pequenas, limitadas a meio jiló ou seja 1 jiló por semana para cada pássaro.

    Estado físico do produto: Verifique sempre se o jiló esta com bom aspecto físico, sempre dê preferência ao jiló orgânico, aquele que não contém defensivos agrícolas, porém deve-se prestar atenção na coloração, tamanho e na consistência do legume, oferecer sempre um jiló bem verde, de tamanho médio e de consistência bem firme, jiló murcho não é bom sinal, podendo fazer mal ao pássaro.

    Como vimos as dicas são bem fáceis de seguir, porém cada criador utiliza uma maneira de oferecer o jiló, isso é algo que não podemos influenciar, o que quero alertar com esse artigo, é que muitos criadores oferecem em excesso, trazendo assim maus hábitos as aves. Deixar de dar esse legume não levará o pássaro a ter nenhuma carência de vitaminas e proteínas, pois elas são encontradas em outros alimentos que oferecemos sempre a eles.

    Espero que esse artigo ajude você a melhorar a qualidade de vida de seus pássaros.

    Espero que tenham gostado e até a próxima!

    Artigo Publicado por: Dante Daniel Testa
    E-mail: dante@clubedocriador.com
     
  9. Candín

    Candín Poco a poco

    Mensajes:
    1.896
    Ubicación:
    Langreo-Asturias
    Re: Jilo

    qué barbaridad!
    mira que es variopinto el mundo de la hortaliza, eh!

    No sé si otros foreros conocerán el jiló. Yo es la primera vez que lo veo, y me suena que por aqui se conoce poco, por no decir nada.

    Asi que, amigogringo, ya que tú vas a cultivarlo, cuéntanos cómo te va. si su cultivo es fácil, si tiene una producción aceptable y, sobre todo, si está rico (porque entiendo que tú lo quieres para comer tú y tu familia, no los pájaros)

    (Gauchito: no le facilites tanto el trabajo a nuestro amigo, sino nunca llegará a saber si es berenjena o berenjeno)



    Un saludo
     
  10. Re: Jilo

    Hola, Amigo Gringo. Un saludo y muy interesante el tema.

    Muy bien explicado, Gauchito. Y además dando pinceladas de color al foro con otras lenguas. Genial. A mí, desdeluego que me encanta. Tengo que esforzarme un poquito y algunas cosas se me pasan, pero me parece estupendo.

    Tendremos que poner jiló para las gallinitas, aunque solo de vez en cuando.


    S'acomiada de tots vosaltres, amics políglotes,

    El cosinet Llan


    .

    .