Zoa, yo me paso mañana por la mañana, como ya he dicho antes, si no te importa, dime una hora razonable para tí (que no te moleste demasiado) y corro rauda y veloz a por mis niñas ; me imagino que me dirás tu dirección por mp.... Espero tus noticias.... Por cierto, ¿Aún te queda el abono Peters aquel que querías compartir? P. D. -> Lo del tendedero está genial ; es una suerte que vengan en las cestitas para colgar, hasta que tengan las lujosas cestas que les haremos......: Besotes.
¡¡nada!! , que nadie dice nada Bueno, pues si no se tuerce nada yo me pasaré esta tarde hacia las 19:15-19:30. Si no tienes problema ZOA. Quien pueda coincidir hacia esa hora pues nos vemos y nos conocemos alli. Lo digo por Maribel y Tomcat. Eso no quita que a la vuelta de las vacaciones nos juntemos todos a tomar un cafelito, conocernos y hablar de cómo les va de bien a las niñas. ZOA, no te has mudado y me sirve la dirección que tengo ¿no?. Pues allí acudo. Hasta luego Pd. Pensando, pesando (y haciendo cuentas), al final le haré la cesta de madera. El metro lineal del liston de Nylon cuesta 30€ (y seguro que necesito algo más que un metro) y con 30€ me da para hacerle 30-40 cestas de madera.... (y con el dinero que me ahorro.... para Barcelona, ji, ji, ji)
Sigo en el mismo lugar. Sue no puede venir hasta mañana. En principio he quedado con ella sobre las 12, de todas formas los que teneis mi teléfono, si hay algún problema me lo comentais. No tengo noticias de albelto, le mandé un privado diciendole que llegaban las vandas, y no he recibido contestación. Besos para todos
Ay, me alegro mucho por vosotros chicos!! ahora a disfrutarlas... que se ven preciosas, ¡menudas raíces eh! que suerte Un beso a todos!
mardongar acabo de fijarme en el final del mensaje , pero que apañadico eres , con lo que sobre para Barcelona, eres más iluso que el que está buscando a Pancho............. Aquí espero
Hola Zoa Yo me pasaría el lunes (si no tienes inconveniente) a primera hora. Dime qué hora es primera hora para tí y, si te acuerdas, mándame un privi con tu dirección. Gracias y perdona por el coñazo que te estamos dando . Mar Por cierto, unos cuantos mensajes arriba te preguntaba si lo que comentabas de Donoso es la tienda de Donoso Cortés. No sé si lo leiste porque lo adjunté unos segundos más tarde y como el hilo creció a mucha velocidad a lo mejor se te pasó. Me ofrezco (si entendí bien) a comprarte el musgo.... bueno lo miras y ya me dices.
¡Hola a todos! Me ratifico, mañana a las 12 en casa de Zoa ("peaso de santa mujé" por aguantarnos). Lo que no quita que hagamos como dice Mardongar, juntarnos después de las vacaciones (cuando el tiempo esté pelín más fresco) y charlemos de nuestras niñas ..................... Me imagino a Mardongar con el cinturón de bricolage y la casa llena de listones fabricando la cestita, je, je (no te enfades, es que te veo tan obsesionado con las dichosa cestita....) Yo por mi parte voy a suspender la fabricación temporalmente para pensar más despacio en un prototipo de cestita de plástico................... RaKeL, te vas a cansar de ver fotos de vandas colgadas, en cestitas, en cestitas de plástico, con bolitas de arcilla, etc, etc, y de padres primerizos babeantes como nosotros je, je....... Peaso rollo que he metido, jo... Hasta luego.
No os preocupeis, que luego me tendreis que aguantar con quejas, lamentos, fotos y demás cosas que se tercien. Sue te espero a las 12, para tomarnos un refresco. mmd58, primera hora, primera hora , te va bien a las 9.30?. Te mando un privado con la dirección. Se me olvidaba, lo del Donoso, es que fuí y no encontré la tienda, creo que era el 48, pero no la ví. Yo , sí quiero el musgo. Otra cosita, que cabezita tengo, madre Sue sigo teniendo el abono para compartir. Besos para todos
Hola de nuevo ZOA, mandame al privado tu dirección o teléfono, intentaré pasar mañana a las 12... gracias
Que bonitas!!! Zoa, buena idea lo del tendedero, bueno ahora a disfrutarlas y poner fotitos de como van. Un saludo
Macar la verdad es que gracias a las cestitas se pueden colocar en cualquier lado, pero al ser tantas me dí cuenta que ese era el mejor modo de poder regarlas cómodamente. Estamos felices , alguno ya está pensando en utilizar el "método pere" Besos para todos
¡Hala, ya estamos mis niñas y yo por fín en casa! Ahora en el primer momento todo son dudas.............. ¿la riego? ¿la pulverizo? ¿Tendrá buena luz? ¿Demasiado calor? Zoa, he encontrado en el post de Zaragoza la web de la que hemos hablado y voy a leerla con calma; las indicaciones parecen muy buenas........ Ya comentaremos mas tarde.......... Besotes.
Chicos, buscando, buscando, he encontrado esta información, que nos podría ser útil. Besos para todos Cultivo de Vanda e Ascocenda -------------------------------------------------------------------------------- As Vandas e Ascocendas e gêneros relacionados, em geral, necessitam de grandes quantidades de nutrientes quando estão mais ativas (estações quentes), embora apresentem crescimento o ano inteiro. Para saciar a "voracidade" de tais plantas, utilizo o seguinte programa de adubação - tomando como referência o período de uma semana: Obs.: adubo NPK Peter's solúvel em água. Regime para plantas adultas. Segunda-feira: 20-20-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L); Terça-feira: 20-20-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L); Quarta-feira: 10-30-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L); Quinta-feira: adubo à base de algas marinhas*; Sexta-feira: 20-20-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L); Sábado: 20-20-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L); Domingo: 10-30-20 - 1 colher de chá por galão (3,6 L). Segunda: recomeçar o ciclo. Adubação para sementeiras (seedlings): Usar 1/4 da dosagem recomendada acima, seguindo a mesma periodicidade. *eu uso, acredite se quiser, folhas de algas "nori", aquelas usadas para fazer "sushi" - fervo uma folha por algus minutos (ca. 5 min.) em cinco litros de água, côo em papel-filtro, espero esfriar e, em seguida, pulverizo o líqüido nas orquídeas (raízes e folhas das vandáceas). Tal programa de adubação é válido para os meses quentes do ano e depende da região em que se cultiva as vandáceas. Para regiões em que se faz frio, as vandas nesse período irão requerer adubação pela metade, embora na mesma freqüência. Na minha região, Sorocaba, faz um pouco de frio à noite, porém os dias costumam ser claros e raramente frios - daí eu não ver vantagem alguma em reduzir à metade o regime de adubação, pois as Vandas sempre têm calor suficiente para prosseguir o seu desenvolvimento. Observar que o adubo deve ser diluído em água preferencialmente desclorada e com Ph inferior a 7,0. Pulverize abundantemente as folhas e raízes, preferencialmente bem de manhã, nunca nas horas de maior insolação. Alternativa Se o cultivador não tem o tempo necessário para adubar as suas vandáceas diariamente, há a alternativa de seguir o seguinte programa: 1ª semana - cada três ou quatro dias (duas vezes por semana) utilizar duas colheres de chá de Peter's 20-20-20 por galão. 2ª semana - cada três ou quatro dias (duas vezes por semana) duas colheres de chá de Peter's 20-20-20 por galão. 3ª semana - cada três ou quatro dias (duas vezes por semana) duas colheres de chá de Peter's 10-30-20. 4ª semana - reiniciar o ciclo. Adubação para sementeiras (seedlings): Reduzir a 1/4 da dosagem recomendada na alternativa, seguindo a mesma periodicidade. Regas É um ponto muito importante no cultivo de Vanda e Ascocenda. Como tais plantas não contam com pseudobulbos, não têm como armazenar água e nutrientes por muito tempo. Em estações com disponibilidade de calor e luz, incluindo os "veranicos" no inverno, eu rego diariamente as minhas vandáceas, muitas vezes na freqüência de três a quatro vezes! As regas sempre ocorrem privilegiando as raízes, praticamente não atingindo as folhas. Uma dica interessante seria proceder a uma "rega prévia e ligeira", e, depois passados cerca de cinco minutos, regar novamente até que as raízes se tornem esverdeadas (antes as mesmas devem estar esbranquiçadas ou acinzentadas). Com isso garante-se que as raízes absorvam água e nutrientes com o total de sua capacidade. Portanto, antes de adubar, siga previamente esse procedimento.É importante fornecer à planta períodos suficientes para que suas raízes sequem convenientemente (tornem-se esbranquiçadas ou acinzentadas novamente). Lembre-se que as raízes jamais deverão estar molhadas (esverdeadas) ao cair da noite. É importante também manter a umidade relativa do ar na casa dos 80% - regar sempre o chão do orquidário a fim de manter esse ideal - no meu vandário, cultivo bromélias embaixo das vandas, pois tais plantas retêm água em seu copo central e entre suas folhas, proporcionando ao ambiente a umidade necessária, além de as mesmas se beneficiarem das constantes regas e adubações - note que praticamente não há qualquer desperdício. Uma outra observação diz respeito ao sombreamento - Vandas e ascocendas e outros gêneros, em geral, preferem 50% de luz, levando-se em conta que as folhas não devem esquentar demasiadamente, com o risco de ocorrer queimaduras e lesões que são portas de entrada para infecções de fungos e bactérias. Ventilação A fim de prevenir calor em demasia nas folhas, uma boa ventilação é importante. Muitas pessoas têm em mente que as vandáceas, em seus locais de origem, vegetam em condições de calor intenso e abafamento. Não é bem assim - a maior parte das espécies e dos híbridos de vandáceas apreciam ventilação (não correntes de ar frio, que aliás elas detestam) e calor o suficiente para que as folhas não esquentem em excesso, aliados a uma ótima luminosidade para que possam exercer as suas funções fotossintéticas. Uso de glucose É estranho, porém muitos cultivadores tailandeses (as melhores vandáceas do mundo são provenientes da Tailândia) utilizam glucose como suplemento energético para suas plantas. Eu utilizo e aprovo, porém, por razões práticas, lanço mão de açúcar refinado comum, com igual resultado: as folhas ficam mais túrgidas (mais hidratadas) e vigorosas, sendo que o crescimento é nitidamente mais acelerado. A dosagem utilizada por mim é a de uma colher de chá por galão, uma vez por semana - pode ser utilizado juntamente com adubo. Uma restrição ao uso de glucose ou açúcar tem relação com infecções fúngicas e bacterianas. Qualquer sinal destas, suspenda o uso de tal suplemento até sanar o problema. Notar que o uso de adubos com excesso de nitrogênio apresenta muito maior relação com infecções fúngicas do que a utilização de açúcar. Não usar tal metodologia em vandáceas plantadas com substrato. É válido para plantas cultivadas com raízes nuas. Todas as infomações presentes neste texto foram traduzidas e adaptadas por mim do livro Vandas and Ascocendas and their combinations with other genera - de David L. Grove - editora Timber Press. Espero ter contribuído com as minhas informações - aguardo respostas e informações! Um grande abraço, A.R.J (Júnior)